Visitantes:

Tecnologia do Blogger.
TOME UMA ATITUDE !

quarta-feira, 20 de junho de 2012

A VOLTA DA ATITUDE
Pois é…. Após vários meses de jejum resolvemos voltar e atualizar o blog. Afinal deixamos apenas de escrever, pois a cervejaria artesanal continuou. Mesmo a passos lentos fizemos sempre cervejas com estilos variados. E a Banda Atitude manteve-se em ensaios frequentes e inclusive até se apresentou oficialmente num show especialíssimo no Clube do Vinil (que vai merecer um post especial)


Vou tentar resumir tudo que aconteceu nesse período:

1 – Fizemos uma cerveja de trigo – Weiss –

Cerveja comum na Alemanha, chamada de cerveja branca. Uma cerveja aromática, leve e resfrescante, muito apreciada pelo público feminino.

- 3kg  malte pilsen (Bélgica)
- 2kg  malte de trigo (separamos 500g e deixamos no forno a 180C por 40min.
- 200g malte Acidificado

- 250g malte carahell
- Lúpulo saaz: 15g por 60 min e depois mais 10g por 10 min (3,2%aa).
- Fermento WB 06

Brassagem: 50C por 30min (fase das proteínas), 65C durante 90min e depois 78C durante 5min.


Fermentação: 2 dias a 15C e mais 04 dias em 18C

Maturação: 14 dias a 1C          

Engarrafamento: 7g de açúcar por litro de chopp e esperar 10 dias de priming a 18C.

A cerveja ficou muito boa com aquele cheirinho de banana. Foi uma experiência agradável oferecê-la aos amigos e familiares, muitos dos quais nunca tinham provado cerveja desse estilo.

É muito gratificante apresentar novos estilos de cerveja. Um trabalho pioneiro aqui em São Luís, mas muitos amigos já estão variando nas cervejas quando vão a restaurantes e etc. E isso só começou a acontecer depois que eles tomaram uma Atitude.

 


2 – Foi a vez de uma Irish Red Ale

Essa cerveja foi degustada por alguns europeus que souberam dessa fabricação caseira (01 português e 01 alemão) e ficaram impressionados com o sabor. Até esse momento tinha sido a melhor cerveja que eu havia feito (na minha opinião).

Ela foi feita num método chamado DECOCÇÃO. Não vou detalhar a receita e sim tentar explicar o método de decocção.


Trata-se de um método de brassagem em que parte do mosto é fervido e, em seguida, devolvido à parte principal para elevar a temperatura a um novo patamar. O método de decocção foi desenvolvido antes do uso disseminado dos termômetros e com objetivo de elevar a temperatura do mosto a uma série de patamares de temperatura de maneira controlada, precisa e de fácil reprodução.

Esse método confere um realce (mesmo que sutil) ao sabor de alguns estilos de cervejas.
A verdade é que a cerveja ficou muito boa. Fiz utilizando Malte Carared e Caraamber com um pouco de Carahell além é claro da base de quase toda cerveja o malte pilsen.

Durante brassagem da Atitude Irish Red
Churrasquinho de carneiro maravilhoso na presença de grandes amigos


3Cervejas Tradicionais:



Depois fizemos uma cerveja que continha arroz apenas para provar que poderíamos fazer cerveja parecida com as cervejas nacionais tradicionais. Quem estava gostando dos estilos variados de Atitude (Weiss e Irish Red) ficaram um pouco decepcionados com o estilo comum e aguado. Nada contra as cervejas nacionais extremamente consumidas e adoradas. Mas quem prova uma cerveja artesanal bem feita e tenta experimentar a enorme gama de sabores e estilos percebe que temos muito a conhecer. Mas a cerveja ficou boa e foi toda consumida em festas de amigos.
Depois fizemos uma PREMIUM 100% malte com fermento belga especialmente produzida para o aniversário do Gustavo (o mestre bioquímico da Atitude). A Baba’s Bier.Para os degustadores das Pilsens tradicionais foi uma das melhores cervejas (meu pai chegou a dizer: “A melhor cerveja que eu já tomei”). Embarrilamos parte dessa cerveja. Houve um pequeno problema quando a cerveja foi servida nos barris. São barris cuja pressão é feita com o ar ambiente bombeado para a cerveja. Assim deve ser logo consumida pois vai oxidar. Porém a cerveja vazava antes de sair pela torneira do barril (um desastre). Bebemos o que podemos e nunca mais resolvemos utilizar esses barris (que estão publicados no post Novos Equipamentos). A cerveja que sobrou foi consumida no meu aniversário que teve um cardápio especial com 15 variedades de cervejas, chopp de vinho, coqueteis e etc. Apresentação da Banda Projeto A4 e participação da nossa banda (nos apresentamos depois de provar todos os 15 tipos de cervejas!!!). A Festa foi até o amanhecer e foi inesquecível (mesmo esquecendo de algumas coisas que eu não me lembro que fiz e tal!).

Cartaz do show do cover dos Engenheiros do Hawaii o The Baba's


Aí resolvemos fazer outra cerveja Premium com um fermento australiano. Essa seria batizada de ATITUDE 365 em homenagem aos 365 dias de fabricação da Atitude. Fizemos uma festa maravilhosa com samba, rock, dança do ventre (isso mesmo!) e depois 01 grade da 365 foi liberada – aprovação total! Dia 31 de Julho de 2011. Mas a festa merece um post especial que em breve (é sério...) publicarei. Até mais...


Festa da Cerveja no meu aniversário
Marcos Porks, Zé, Léo, Tarcísio e ao fundo
"Lula" - Luiz Henrique


Banda Projeto A4 -  Show!



Um comentário:

  1. Primeiramente parabéns pela atitude.
    Conheci o "mundo" das cervejas artesanais numa viagem que fiz a minas gerais, me apaixonei por elas e fiquei muito feliz ao descobrir a atitude. Nessa viagem resolvi entao que iria colecionar os rotulos e/ou garrafas das cervejas que bebesse e gostaria MUITO de poder tomar uma atitude e ter o prazer de te-la em minha colecao.
    Markus Handerson
    markushanderson@hotmail.com
    99 8198-5699
    99 8827-4467

    ResponderExcluir

Espaço para dúvidas e sugestões:

  ©Template by Dicas Blogger.