Visitantes:

Tecnologia do Blogger.
TOME UMA ATITUDE !

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

O FERMENTADOR

Para a construcão do fermentador é necessário um balde alimentício de no mínimo 20 litros. Esses baldes podem ser encontrados nas feiras populares ou em lojas de rações e produtos alimentícios. Comprar 01 torneira de plástico e um airlock (é um tubo plástico em formato de sifão, onde colocamos água e álcool para o gás da fermentação passar borbulhando e não penetrar impurezas).

airlock

Na tampa do balde faz-se um furo para passarmos uma rolha de silicone com um orifício central onde encaixamos o airlock. Fazemos outro furo na parte inferior do balde para colocarmos a torneira. Esse produtos são vendidos em lojas especializadas para cervejas artesanais na NET.

CONSTRUINDO UM AIRLOCK CASEIRO:

Como estamos fazendo tudo de forma caseira, podemos adaptar um airlock - a conhecida GAMBIARRA.

Opção 01: Fazer um furo pequeno na tampa do balde para passar uma mangueira fina (igual aquelas de aquário), vedamos o orifício da tampa com silicone. Podemos tambem usar uma rolha de cortiça e furá-la com um  saca-rolhas e através da mesma passar a mangueira, sempre vedando os espaços com silicone. Deixamos a ponta da mangueira mergulhada num reservatório (pode ser um copo) com água. Não mergulhar muito... Isso lembra um sistema de drenagem de tórax, etc (pra quem já viu ou é da área médica).

Opção 02: Seguir o mesmo modelo do esquema anterior, porém não mergulhamos a mangueira na água. Enrolamos a mangueira em círculo (prendendo esse círculo com fio, pregador ou clip, etc). Enchemos a mangueira com pouco de água + álcool e pronto. Assim uma extremidade fica no orifício da tampa, enrola-se o restante de tal forma que a outra extremidade fique virada para cima (ou seja, é um looping), ficando um "U" cheio de água e álcool.  Acho que ficou "entendível"!

Rolha de cortiça e rolha de silicone


Alguns cervejeiros caseiros usam galões de água mineral - 20 litros - e como tampa utilizam rolha de espuma. Eu fiz também isso, mas confesso que não acredito na boa higiene da espuma. Porém, muitos fazem assim com bons resultados.

Até a próxima postagem.

Galões e rolhas de espuma

Um comentário:

  1. eu consegui fazer um airlock caseiro utilizando um saleiro, uma caneta bic e um tubo de epocler (qualquer bisnaga de remedio pra dor de barriga) a base da caneta bic dentro do saleiro é vedada por epoxi colocado por fora, e a bisnaga de epocler para fazer o obstaculo de ar

    ResponderExcluir

Espaço para dúvidas e sugestões:

  ©Template by Dicas Blogger.